A Intuição é mesmo algo poderoso, mas você sabe quando realmente está tendo uma intuição?
Vou explicar começando com uma breve história.
A câmera está ligada.
O rapaz da câmera pede que Júlio Rasec fale alguma coisa. Júlio está de partida para Portugal e o sujeito que filma é um amigo registrando seus últimos minutos no Brasil antes de viajar. Mas Júlio não está com humor para isso. Sente-se angustiado.
Júlio diz para a câmera: “Esta noite eu sonhei com um negócio assim… Parecia que o avião caía…”
Doze horas depois dessa gravação, em 2 de março de 1996, o Learjet que levava a banda que Júlio era integrante bateu na serra da Cantareira, perto de São Paulo.
Júlio era tecladista do Mamonas Assassinas.
Chega a arrepiar. Não?!
Porém, será que isso é realmente um exemplo de intuição?
A intuição humana é um fenômeno tão estranho quanto comum.
Quem nunca sentiu aquele comichão na boca do estômago dizendo “tem alguma coisa aí”? No final das contas, havia mesmo algo de errado.
É praticamente um mistério, às vezes confundida com premonição, pressentimento e até mesmo instinto.
Mas o que é realmente a Intuição?
Ela é uma forma de conhecimento que está dentro de todos nós, embora nem todas as pessoas saibam utilizá-la.
Neste artigo vou falar tudo que se sabe sobre intuição e como tirar o melhor proveito dela.
- O que é Intuição;
- Quais os 3 tipos de raciocínio intuitivo;
- Quão poderosa é a intuição;
- Será que realmente funciona?
- Quando seguir a minha intuição?
- Como desenvolver sua intuição e os hábitos de uma pessoa intuitiva;
Após essa leitura eu aposto que você vai passar a seguir sua intuição e se beneficiar com isso.
O que é Intuição?
Há alguns anos que os livros sobre intuição deixaram as prateleiras de esoterismo e se tornaram propriedade da ala de psicologia e ciências sociais das livrarias.
Etimologicamente, explica Virginia Marchini (fundadora do Centro de Desenvolvimento do Potencial Intuitivo, de São Paulo), a palavra intuição vem do latim intueri, que significa considerar, ver interiormente ou contemplar.
Porém ela não é a primeira a comparar o pensamento intuitivo com a reflexão interna, grandes cientistas já pensavam assim.
O físico Albert Einstein, considerado o maior intuitivo da história, enfatizava o valor do potencial intuitivo. O psiquiatra Carl Jung dizia que o conhecimento intuitivo vem de dentro de nós.
“Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior” – Carl Jung.
A mente intuitiva abre-se a respostas inovadoras e não dogmáticas, mas aprender a confiar no raciocínio intuitivo é um grande desafio, pois o senso comum ainda considera a intuição um conhecimento de risco.
Tipos de Intuição
Como você leu na história do começo, a mente intuitiva pode parecer algo bizarro, mas o que lá tem de bizarro, tem de comum. Existem pessoas cuja intuição é tão poderosa que elas parecem capazes de ler a nossa mente.
Mas isso tudo é real?
É possível ler mentes através do pensamento intuitivo?
Existem 3 tipos de intuição (a grosso modo). Mas só uma delas você deve confiar.
Aliás, só uma delas é a intuição de verdade, aquela que fez com que grandes gênios escondidos fossem revelados e qualquer um pode adquirir esse tipo de intuição.
Não há um nome técnico ou específico para classificar os tipos de pensamento intuitivo.
- O 1º é aquilo de saber o que outra pessoa está sentindo sem fazer força. É “ler a mente” dos outros.
- O 2º tipo de intuição é o que tem a ver com a experiência: você pratica tanto alguma coisa que não precisa mais pensar para fazê-la, tal como trocar as marchas do carro. Só que algumas pessoas aprendem a fazer coisas bem menos banais. Quase sobrenaturais, na verdade.
- O 3º tipo é o mais polêmico. É aquela do Júlio do Mamonas, citada no começo do artigo: a capacidade de prever o futuro. Quase como ter um pressentimento.
Você sabe qual dos 3 é Intuição de verdade?
Apenas o Segundo Tipo. A que se adquiri com experiências.
Como Funciona a Intuição
Acontece que temos premonições (o que não é intuição) como a de Júlio o tempo todo.
Em nossa cabeça, o ato de prever o futuro funciona de forma tão simples quanto saber, que se um carro está vindo em alta velocidade pela rua que você está atravessando, é sinal de um grande problema vem pela frente.
O problema é que o cérebro dá um palpite e logo depois vem o acontecimento com 50% de chance de ser igual ao palpite ou ser diferente.
Se for diferente (como quase sempre é) esquecemos e deixamos para lá.
Porém, se a “premonição” se confirma, ficamos convencidos do quanto podemos ser paranormais. É aí que a intuição se confunde com o viés de confirmação.
Por força do viés de confirmação, empresas crescem sem ter sucesso de fato, sem inovar ou praticar uma boa administração. Isso por que elas induzem o público a essa falsa intuição.
Um Exemplo Prático
No excelente “Rápido E Devagar – Duas Formas de Pensar ( livro que aborda muito bem essa questão, é proposto o seguinte exemplo:
Suponha que você considere vários pares de empresas. As duas empresas em cada par são de modo geral similares, mas o CEO de uma delas é melhor do que o outro.
Com que frequência você vai descobrir que a empresa com o CEO mais forte é a mais bem-sucedida das duas?
Em um mundo perfeito e previsível você vai acertar em 100% dos casos.
Porém, em um mundo em que o sucesso de uma empresa depende de mais do que os fatores que seu CEO pode controlar, como mercado, economia, colaboradores e concorrência, a empresa bem sucedida pode ter o CEO menos experiente em 50% dos casos.
Mas nós seres humanos somos assim: bastam esses pequenos sucessos ao acaso que nos empolgamos. Aí tentamos prever coisas bem mais complexas, como as chances de seu avião sofrer um acidente.
O Poder da Verdadeira Intuição
A ilusão da mente intuitiva acaba aí. Agora eu vou falar do que é verdade nesse assunto.
Há alguns anos, 6 especialistas diferentes em arte antiga viram o que estava sendo propagandeado como uma obra-prima da escultura grega. Era a estátua de um jovem nu supostamente datada do século 6 a.C. pela qual o Museu J. Paul Getty, nos EUA, tinha pago US$ 10 milhões.
Análises, revelaram que a estátua estava recoberta por uma fina camada mineral, que só poderia ter sido formada ao longo de centenas de anos, ou mesmo milênios, de envelhecimento do mármore.
Mas os especialistas bateram o pé: algo lhes dizia que a estátua era falsa. Eles não sabiam dizer exatamente por quê. Mas tinham uma sensação firme de que a estátua era falsa.
Quem Estava Certo?
Análises feitas pelo geólogo experiente, Stanley Margolis, da Universidade da Califórnia ou olhômetro instantâneo dos especialistas?
Pouco a pouco, investigações conduzidas pelo museu mostraram, entre outras coisas, que os certificados de autenticidade da obra tinham sido falsificados.
Veja só, a intuição se mostrou mais racional que a própria razão.
Pause: Leia Blink.
Experiência = Intuição
O que os especialistas em arte sentem é o verdadeiro tipo de intuição: o que melhora com a experiência sem que a gente se dê conta.
Tudo de forma inconsciente.
Essa habilidade é como o piloto automático, funciona de forma inconsciente. Boa parte do nosso raciocínio e tarefas do cérebro são executadas abaixo da linha do consciente.
De tudo que você percebe, só uma parcela minuscula é armazenada em seu consciente e todo o resto da informação é armazenado em um subconsciente que influência suas atitudes quase sempre.
Com a pratica em qualquer atividade, você gera um raciocínio intuitivo que se torna comum. Se você decidir segui-lo, pode se dar muito bem.
Microexpressões e Intuição. O que é Isso e Como Pode Ajudar em Vendas?
A intuição lê e interpreta inconscientemente a informação que você recebe em interação com o ambiente ao seu redor:
- vendo;
- ouvindo;
- sentindo;
- experimentando;
Basta engatar uma conversa com alguém para um turbilhão inconsciente invadir sua cabeça. É a sua mente tentando descobrir o que o outro está pensando e sentindo de verdade.
Um exemplo convincente disso é que qualquer um pode conhecer duas pessoas no mesmo dia e ficar com impressões completamente diferentes delas.
Isso porque a sua intuição não vai ler o que é dito nas palavras, e sim nas microexpressões faciais.
Está na Cara!
Em uma reunião com um cliente, por exemplo, enquanto vocês conversam, o seu cliente está ouvindo, processando e registrando tudo que é dito por você.
Mas o raciocínio intuitivo está (através do inconsciente) lendo as microexpressões em seu rosto e até sua postura.
Se você riu durante a conversa, mas sem mover os olhos, por exemplo, o cérebro do seu cliente vai saber que aquilo é uma expressão forjada.
Ele pode nem perceber que viu um sorriso de mentira. Mas sua intuição percebe – e isso vai afetar o julgamento dele em relação a você e sua mensagem.
Por essas e outras, a transparência na hora de se relacionar com um cliente (e qualquer outro indivíduo) é tão importante. Quando duas pessoas se relacionam e a um interesse em jogo o instinto intuitivo fala mais alto.
Saber driblar uma intuição negativa pode ser um caminho rápido para o sucesso.
Quase tudo o que se sabe sobre microexpressões faciais vem do trabalho de dois cientistas: Silvan Tomkins e Paul Ekman, seu pupilo, hoje professor aposentado da Universidade da Califórnia em São Francisco.
Para Conhecer Mais…
A série americana de 3 temporadas chamada “Lie to Me” (expressão em inglês que equivale a a “Me engana se for capaz”). Nesta série, o protagonista Dr. Carl Lightman é especialista em descobrir mentiras através de microexpressões e ganha a vida como consultor particular.
Quando Seguir a Intuição?
Existe uma certa imagem sedutora na tomada de decisão seguida pela intuição.
Os ícones mais celebres da nossa sociedade se agarravam ás decisões intuitivas como ninguém e cresciam exponencialmente.
O beneficio da intuição é mais difícil de explicar do que entender.
Não é como uma voz na sua cabeça (isso é paranoia), ou como uma reação natural (instinto).
A intuição é uma sensação. É mais do que estar entre dois caminhos e escolher um deles aleatoriamente.
Intuição é a sensação que faz você olhar para os dois caminhos e saber que o melhor é aquele que você criar. – Bruno Morais
Siga Sempre, Mas com Bom Senso
Não abuse do uso da intuição pois, ela não é brincadeira.
É uma habilidade do cérebro de processar informações inconscientemente, para depois apresentar, de forma sucinta, uma nova percepção da realidade.
Então, você deve ter experiência antes de pensar de forma intuitiva.
Não dispense novas experiências e boa vontade no que faz.
Hábitos das Pessoas Intuitivas
Eu já disse aqui que a intuição é um processo natural. Mas como tudo no ser humano, essa habilidade pode ser potencializada.
Não precisa ter aquela dúvida:
- Será que eu tenho Intuição boa?
- Como eu sei que sou intuitivo?
- Como me torno ainda mais intuitivo?
A experiência ainda é a melhor faculdade da vida, porém, você pode desenvolver seu raciocínio intuitivo com essas dias.
7 Hábitos do Profissional Intuitivo
Basta praticar um pouco desses hábitos no seu dia a dia e os resultados vão se refletir em decisões mais inteligentes.
1 – Tire um tempo para relaxar
Estar constantemente ocupado prejudica não apenas o raciocínio intuitivo como a qualidade de vida e produtividade. Além de ser uma receita infalível para o fracasso.
2 – Jogue fora as emoções negativas
É quase um paradoxo, mas a ausência de emoções ruins é consequência de um comportamento intuitivo bom. Basta que você se desprenda das emoções ruins conscientemente e a intuição terá espaço para se desenvolver.
3 – Observe tudo
Literalmente olhe ao redor, mais do que isso, olhe os detalhes ao seu redor. Você ganhará uma percepção aguda da frequência com que ocorrem em seu cotidiano: coincidências, conexões surpreendentes e intuições acertadas.
4 – Reserve um tempo para ficar sozinho
Assim como a solidão pode ajudar a suscitar o pensamento criativo, segundo o artigo 18 Things Highly Creative People Do Differently (18 Coisas que pessoas altamente criativas fazem diferente) também pode nos ajudar a entrar em contato com nossa sabedoria interior mais profunda.
5 – Foque mais
A prática de atenção consciente podem ser uma ótima maneira de trazer sua intuição à tona. O foco também pode conectar você com sua intuição pelo fato de fortalecer o autoconhecimento.
6 – Crie mais
As pessoas criativas são altamente intuitivas. Assim como é possível aumentar sua criatividade com o treino, é possível fortalecer sua intuição. O importante é se manter praticando o hábito acima de qualquer coisa.
7 – Preste atenção em seus sonhos
O sonho é uma forma da mente de se manifestar com mais liberdade, é a porta de contato com os processos de pensamento inconscientes de sua mente. Intuições nascem no inconsciente, e você pode começar a entrar em contato com essa parte de sua mente, prestando atenção a seus sonhos.
Conclusão: Intuição Como Ferramenta de Inovação
Todos já conheceram (e viveram) a sensação na qual sem motivo aparente temos certeza de quão correta ou incorreta é uma decisão.
Os grandes empreendedores e personalidades do ultimo século como Steve Jobs, Kotler, Einstein e grandes líderes tinham a intuição muito desenvolvida porque seguiam essa sensação quase que cegamente.
Porém, você deve seguir sua intuição porque, nesse exato momento, após ler este artigo é o que sua está dizendo: “Me siga”.
A intuição está baseada nas suas experiências anteriores e nos seus conhecimentos acumulados ao longo da vida profissional e pessoal.
Ela está inseparavelmente conectada ao cérebro;
Os eventos sucedidos e suas emoções estão entrelaçados.
Se você está a ponto de tomar uma decisão correta, você sentirá agitação e emoção.
E o melhor de tudo…
Quanto mais você confia na sua intuição, mais forte e acertada ela se tornará.
Se leu e gostou, execute umas das ações abaixo caso julgue que este artigo irá ajudar alguém:
- Facebook (maior rede social do mundo)
- Twitter (mais utilizado no smartphone)
- Google+ (mais relevância no Google)
Gostou desse artigo? Têm muito mais de onde ele veio, deixe seu e-mail para ficar antenado com as novidades do blog e crescer mais no seu empreendimento.
Um Abraço.
Eder Prado
Link permanente
Eder, parabéns pelo post, muito bem construído e se percebe o conhecimento aprofundado no assunto. Conteúdo assim nos ajuda a buscar inspiração.
Link permanente
Obrigado pelo comentário. É sempre bom ver um bom trabalho inspirando pessoas assim.
Link permanente
Junior. Obrigado pelo feedback positivo.
Abraços!
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Eder parabéns pelo conteúdo do artigo. Valeu a pesquisa.
Mas vamos lá para algumas informações importantes:
– A intuição é um processo psíquico que permite o ser humano perceber algo fora do tempo ou do espaço (Absoluto)
– A bagagem pessoal é muito importante para trabalhar a informação intuída, mas não é ela que determina a intuição.
– O processo intuitivo só foi possível devido a evolução do ser humano (Psiquicamente, moralmente e organicamente).
– A intuição independe da minha vontade, porém, se a causa é nobre ela virá ao meu auxílio.
– O pior inimigo da intuição e a Razão, pois esta bloqueia a intuição.
Aqui estão algumas informações importantes.
Sou intuitivo e pesquiso o assunto há 30 anos. autor de duas obras:
– Intuição, Ferramenta de Trabalho
– Curso Multiplicando a Genialidade (a venda na HOTMART – pode ser afiliado)
Mais informações sobre o assunto: http://www.intuicaotrabalhoetc.com
Forte abraço e sucesso.
Sergio Antonio Meneghetti